Deísmo, subreptícia heresia.
- murdochwilliam28
- Mar 17, 2024
- 2 min read
Com o passar do tempo a Igreja Católica começa a ver invencionices desde a partir do próprio Evangelho ou outras que apesar de crerem em Deus, é um Deus distante e que não interfere de jeito nenhum na criação, terminando com ateus que não acreditam em Deus.
Aí aparecem as misturas.
O Deismo é claro, Deus é um relojoeiro sábio que inventa o Universo como um trabalho intrincado de arte e deixa tudo funcionando por si e rejeita qualquer interferência sobrenatural.
Não aceita a Igreja, os Sacramentos, os milagres. Esta filosofia começou em meados de 1700. E foi bastante agressiva com a Igreja Católica até o séculos seguinte.
Só que Jean Jacques Rousseau era favorável à Igreja Católica. Então inventou uma variante adocicada do Deismo. Porque para manter a moralidade ela era muito importante.
Então a Igreja podia transmitir sua densa cultura A Igreja existiria para nutrir os impulsos religiosos e morais das pessoas através de um simbolismo denso. Mas nada de Revelação em si! Isto é vendido no “The Savoyard Vicar”.
Portanto para eles o objetivo da existência da Igreja seria absolutamente secular. Melhoramento humano.
Aqui já aparecem raízes de uma nova visão da liturgia. O povo viu que os Protestantes foram longe demais suprindo os elementos estéticos do culto e que os pastores, casados, com suas mulheres e filhos, como seus vizinhos, não eram gente especialmente admirável.
Mas os padres católicos com sua virtude heróica de castidade, dedicação aos outros e santidade atraíam para o simbolismo destes valores. Mas para os deístas era apenas para estes símbolos serem usados utilitariamente. Que mudariam com o tempo.
A visão de Rousseau teve sucesso imediato. E esta nova visão, o Deismo com casca de Simbolismo vai ser o deismo predominante no século 19. Tanto na Ciência, como na Filosofia e outras , todos os pensadores influentes admiravam a Igreja Católica e a religião de modo geral, com a única exceção que foi Marx.
Mas tudo isto desde que não entrasse a Teologia. Religião, sim, Teologia, não.
Como muito deste deísmo é palatável, nós devemos constantemente monitorar nossa própria fé, mantendo firme nossa ligação com o Papa e os bispos que, em essência, nos levam à presença pessoal de Jesus, a Verdade

.
Comments