Jesus chorou!
- murdochwilliam28
- Feb 27, 2024
- 2 min read
Este episódio de João 11 deve ajudar a nós percebermos como deveria ser o homem Jesus e sua relação com o Pai.
Não me parece (quem sou eu!) que Jesus ao refletir sobre as coisas, tivesse dois raciocínios, um humano e um divino. Deveria ter somente o humano. Mas que pela inspiração do próprio Espírito Santo, este humano lhe dizia que Deus era seu Pai e que ele tinha uma missão, e que esta missão lhe fora dada pelo Pai. Ou seja, sabia que era Deus. Mas se limitava como homem.
É o que vejo com a ressurreição de Lázaro.
Porque Jesus se entristeceu muito com a doença e morte do amigo. Ora, se soubesse de antemão que o iria ressuscitar, não teria porque ficar triste.
Mas Jesus sabia que podia confiar no Pai e já devia estar confabulando de pedir ao Pai este milagre.
Porque Jesus mesmo, antes de ir a Lázaro, diz que ele dorme. Ainda inexplicavelmente se demora dias onde estava, como que garantindo para as gerações futuras que leriam as Escrituras, que Lázaro estava completamente morto! Ao mesmo tempo prenunciando sua própria morte e ressurreição.
Aí chega onde estava Lázaro e chora. Jesus chora por causa da perda do amigo, mesmo sabendo que ele não tinha morrido eternamente, que é o que sua irmã diz. Assim nos libera para chorarmos nossas perdas, mesmo sabendo que a vida delas prossegue e que não temos menos fé porque sentimos a perda física.
E aproveita para pedir ao Pai este milagre, que também servirá para a mostrar a glória de Deus. Mesmo sendo seu amigo, a principal razão pela qual Jesus o ressuscita, não é seu interesse pessoal, mas a mensagem do seu poder para os discípulos e para todos que, vendo a glória de Deus, aceitássem seu Reino.
Linda e emocionante cena Ele ver seu Pai aceder a seu pedido e fazer Lázaro, seu querido amigo, se levantar e voltar à vida. Jesus é a ressurreição. Jesus é o caminho, a verdade e a Vida!

Comments