Origem da Vida?
- murdochwilliam28
- Apr 7, 2024
- 2 min read

Claro que respeitamos a Ciência, mas a Ciência também deve nos respeitar no tocante a alguma humildade nas suas pesquisas. A origem do Universo, segundo a teoria do Big Bang começou há 13.8 bilhões de anos. Será mesmo? Porque o Big Bang é uma teoria. Nada impede que apareça outra, mudando a origem para 15 bilhões de anos… É como se remarcassem os preços numa loja…
E quanto à origem da vida? Isto está muito mais perto de nós, para que os cientistas possam dar alguma resposta. Mas não, afirmam o que qualquer pessoa inteligente diria: deve ter sido quando a Terra esfriou e apareceram condições para moléculas complexas surgirem…
Deve ter sido… Teria sido… Está bom, mas quero aprofundar mais isto. Imagino a Terra esfriando, mares se posicionando, atmosfera se acalmando até que as tais condições para que as moléculas se formassem existisse. Mas por tudo o que vejo desde este esfriamento, é a regra da entropia. Tudo esfriando. Tudo se nivelando. Montanhas virando morros. Mas afinal a Terra era completamente estéril! E ninguém me venha dizer que a vida veio de outro planeta, porque aí a gente leva o mesmo problema para este outro planeta.
Eu fico imaginando, naqueles milhares de anos se passando e algumas moléculas se juntando com outras.. por que se juntariam? E depois de algum tempo, “morreriam”? E o que as levaria a se multiplicarem? Que força nova é esta que aparece e faz moléculas crescerem? Talvez a queda de raios ajudasse. Caíam raios? Se descarregar alguma centelha em moléculas, elas queimam!
Com todo o avanço da ciência e, portanto com a intervenção externa que é a inteligência humana, ainda não conseguiram fazer uma molécula sequer que pareça ter vida ou se multiplique.
A questão é curiosa. Supondo esta evolução de um nada, a primeira pergunta é: por que evolução e não involução, seguindo as leis da entropia? O máximo que acharam foram micro conchas, em pedras, supostamente existentes há 3,5 bilhões de anos. E o que mais? As pedras estão lá, os fósseis também.
Só me pergunto se uma molécula tem alguma força adicional para se juntar e criar uma suposta vida. E mesmo que criasse algum aglomerado parecido com vida, por que ele se multiplicaria. Por que não seria arrazado pela própria Natureza?
Vamos ter de esperar muito para ter alguma resposta.
No meio tempo sugiro que, principalmente os cientistas, nos mantenhamos humildes, questionando as próprias descobertas.
Pois temos alguns resultados pseudo-científicos, como Stanley Miller nos deu por anos! Era pesquisador do famoso experimento Miller-Urey que, em 1952, tinha criado os blocos essenciais para a vida. Isto foi ensinado amplamente por décadas até se verificar que seu resultado não queria dizer muito.
E volto ao fato de que estes cientistas criam condições externas que nem se sabe se eram as mesmas na época!
\

Comentarios